literarte 📬 - 010
Espantalho: - Eu não tenho um cérebro... só tenho palha. Dorothy: -Como você pode falar se você não tem um cérebro? Espantalho: -Eu não sei... Mas algumas pessoas sem cérebro falam de monte, não é?
Edição 010
Como prometido, hoje falaremos de uma das obras que mais gostei durante o tempo em que a li. Admito que a li apenas uma vez e somente isso, assim como suas continuações, mas ainda me recordo muito bem de como curti cada capítulo, principalmente por tê-la lido após "Alice No País das Maravilhas", o qual eu simplesmente amei.
O Maravilhoso Mágico de Oz (The Wonderful Wizard of Oz) é um romance infantil, de alta fantasia, escrito por L. Frank Baum e ilustrado por W. W. Denslow, originalmente publicado pela George M. Hill Company em Chicago em 17 de maio de 1900. É o primeiro de uma série de catorze livros que relata as aventuras na fantástica Terra de Oz. O primeiro livro segue Dorothy Ventania (Dorothy Gale, no original), do Kansas, que é levada por um tornado ao país das fadas. É considerado o primeiro contos de fadas genuinamente americano.
Desde o final do século XIX, na Europa, alguns autores voltados para o público infantil começaram a questionar o conteúdo das histórias dirigidas a crianças. Eles propugnavam — lutavam — por narrativas menos carregadas de violência e mais imbuídas de personagens criativos, uma vez que as tradicionais figuras dos contos de fadas haviam perdido seu apelo. Esses autores defendiam que o propósito principal da literatura infantil era proporcionar diversão e entretenimento, não necessariamente impor valores morais - tarefa que ficaria a cargo da família e da escola.
Um proponente notável dessa abordagem foi o escritor americano L. Frank Baum. Em maio de 1900 — 35 anos depois de “Alice No País Das Maravilhas (1865)” — ele lançou "O Mágico de Oz", que rapidamente conquistou uma grande audiência e se tornou um sucesso retumbante. A magnitude de sua obra foi tal que o autor se viu compelido a criar uma série de continuações, inaugurando assim um ciclo que, estendido por outros escritores, continua indefinidamente.
A obra de L. Frank Baum, marcada por sua criatividade e abordagem mais leve e atraente para o público infantil, reflete o movimento mais amplo de reavaliação das histórias infantis ocorrido na Europa ao final do século XIX. Esse movimento, que buscava renovar a literatura infantil, influenciou profundamente a maneira como as histórias eram contadas e apreciadas, estabelecendo um novo padrão para o gênero.
Em ordem, todos os livros da série de Oz são:
O Maravilhoso Mágico de Oz
A Maravilhosa Terra de Oz
Ozma de Oz
Dorothy e o Mágico em Oz
A Estrada para Oz
A Cidade das Esmeraldas de Oz
A Menina de Retalhos de Oz
Tik-Tok of Oz
The Scarecrow of Oz
Rinkitink in Oz
The Lost Princess of Oz
The Tin Woodman of Oz
The Magic of Oz
Glinda of Oz
O Maravilhoso Mágico de Oz (1900)
Dorothy Gale é levada para a Terra de Oz por um ciclone. Ela conhece o Espantalho, o Homem de Lata, e o Leão Covarde enquanto tenta chegar à Cidade Esmeralda para ver o grande Mágico. Também publicada por várias editoras com os títulos The New Wizard of Oz e The Wizard of Oz com ocasionais mudanças no texto original.
A Maravilhosa Terra de Oz (1904)
Um garotinho, chamado Tip, escapa de seu malvado guardião, a bruxa Mombi, com o auxílio do João Cabeça-de-Abóbora, trazido à vida com o mágico Pó da Vida que Tip roubou de Mombi, bem como de um Cavalete (trazido à vida com o mesmo pó.) Tip passa por aventuras com o Espantalho e o Homem de Lata. Também com o título The Land of Oz.
Ozma de Oz (1907)
Enquanto viajando para a Austrália com seu Tio Henry, a pequena Dorothy é levada por uma galinha chamada Billina. Elas pousam em Ev, um país do outro lado do deserto de Oz, e juntas com seu novo amigo mecânico Tik-Tok, elas devem salvar a família real de Ev do malvado Rei Nomo. Com a ajuda da Princesa Ozma, eles finalmente retornam à Oz.
Dorothy e o Mágico em Oz (1908)
Dorothy conhece o Homem-farrapo e enquanto tentam encontrar o caminho para Butterfield eles se perdem em uma estrada encantada. Durante a viagem eles conhecem Polychrome a filha do arco-íris e um pequeno garoto chamado Botão Brilhante. Eles passam por muitas aventuras até chegarem à Oz.
A Estrada para Oz (1909)
Dorothy conhece o Homem-farrapo e enquanto tentam encontrar o caminho para Butterfield eles se perdem em uma estrada encantada. Durante a viagem eles conhecem Polychrome a filha do arco-íris e um pequeno garoto chamado Botão Brilhante. Eles passam por muitas aventuras até chegarem à Oz.
A Cidade das Esmeraldas de Oz (1910)
Dorothy Gale e seus tios Henry e Em mudam-se permanentemente para Oz. Enquanto eles fazem turismo pelo País de Quadling , o Rei Nomo está criando túneis subterrâneos no deserto para invadir Oz.
A Menina de Retalhos de Oz (1913)
Um garoto munchkin chamado Ojo deve encontrar a cura para libertar seu Tio Nunkie de um feitiço que o transformou em uma estátua. Com a ajuda de Scraps, a Menina de Retalhos, Ojo faz sua jornada por Oz para salvar seu tio.
Tik-Tok of Oz (1914)
Betsy Bobbin, uma garota de Oklahoma é levada com sua mula, Hank, para o Reino das Rosas. Ela conhece o Homem-farrapo e os dois tentam salvar o irmão do Homem-farrapo do Rei Nomo. Este livro é parcialmente baseado no musical de Baum The Tik-Tok Man of Oz, que por sua vez era baseado no Ozma de Oz .
The Scarecrow of Oz (1915)
A jornada de Capitão Bill e Trot para Oz. Com a ajuda do Espantalho, derrubam o cruel Rei Krewl de Jinxland. Capitão Bill e Trot apareceram em dois outros livros de Baum, The Sea Fairies e Sky Island. Baseadas parcialmente no filme mudo de 1914, His Majesty
Rinkitink in Oz (1916)
O Príncipe Inga de Pingaree, o Rei Rinkitink e seus companheiros passam por aventuras que os conduzem à terra dos Nomos e, eventualmente, Oz. Este livro termina em Oz , porque Baum originalmente escreveu como um livro não ligado a Oz, intitulado King Rinkitink, reescrevendo o livro depois.
The Lost Princess of Oz (1917)
O desaparecimento da Princesa Ozma, a governadora de Oz. Quando percebem que ela desapareceu, quatro grupos de busca são organizados, um para cada um dos quatro Países de Oz. A maior parte do livro menciona as tentativas de Dorothy e do Feiticeiro em encontrá-la. Ao mesmo tempo, Cayke descobre que a grande panela mágica dela (na qual ela prepara seus famosos biscoitos) foi roubada. Junto com o Homem-Sapo, eles deixam sua montanha no País de Winkie para encontrar a panela mágica.
The Tin Woodman of Oz (1918)
O Homem de Lata, Nick Chopper, inesperadamente reuniu-se com sua amada munchkin Nimmie Amee, do tempo que ele era de carne e osso. Durante o caminho, Nick descobre um outro amigo de lata chamado Capitão Fyter, bem como uma criatura parecida com o Frankenstein feita de suas partes combinadas.
The Magic of Oz (1919)
Ruggedo, o Rei Nomo anterior, tenta novamente conquistar Oz com a ajuda do garoto munchkin, Kiki Aru. Também é o aniversário de Ozma, e todos os habitantes de Oz estão procurando presentes para a pequena princesa. Este foi o último livro de Oz publicado enquanto Baum ainda estava vivo.
Glinda of Oz (1920)
Dorothy, Ozma e Glinda tentam parar a guerra no País de Gillikin. Este foi o último livro de Oz escrito por Baum,e públicado após seu falecimento. A maioria dos críticos concordam que este é o mais obscuro dos Livros de Oz, provavelmente devido aos problemas de saúde do autor.